GD5: Metabolismo de Glicogênio, Gliconeogênese e Metabolismo de lipídios

    Gliconeogênese
  1. Determine o saldo de ATP para produção de 1 molécula de glicose a partir de Alanina, que é transformada a Piruvato sem gasto de ATP
  2. Quais enzimas presentes somente no fígado são necessárias para que haja síntese de glicose a partir de triacilglicerol? Qual o balanço energético desta síntese?
    Uso de glicogênio
  3. Por que não se estoca glicose na forma livre ao invés de polimerizada como glicogênio?
  4. Qual o papel da fosforilase do glicogênio e da transferase na degradação do glicogênio?
  5. Quais as duas enzimas responsáveis pela polimerização do glicogênio? A morte precoce devida a falta de uma delas é caracterizada pela ocorrência de glicogênio de cadeia muito longa; qual delas falta nessa síndrome (síndrome de Andersen)?
    Metabolismo de Lipídios
  6. Considere uma dieta exclusiva de ágidos graxos, é mais interessante que ela seja de moléculas com número ímpar ou par de carbonos?
  7. Quantos ATPs são produzidos (saldo) pela degradação de ácido palmitoleico?
  8. Quais são as substâncias denominadas como corpos cetônicos? Quantas moléculas de AcetilCoA são gastas para produção de 1 HMG-CoA?
  9. Por quê o fígado não consome os corpos cetônicos que produz?
  10. Como são aproveitados os carbonos do etanol? Por quê acredita-se que o etanol em excesso interfira com a gliconeogênese, levando a coma?
  11. Qual a reação catalizada pela citrato liase? Como de um dos produtos é formado Piruvato? Que coenzima reduzida importante para a síntese de ácidos graxos é formada nesse processo?
  12. Qual a reação catalizada pela AcetilCoA carboxilase? Há gasto de ATP?
  13. No palmitato, produto da sintase dos ácidos graxos, quais os carbonos não cedidos pelo malonilCoA?
  14. Qual a insaturação mais distante do carbono 1 que pode ser obtida em mamíferos? Que são ácidos graxos essenciais? Dê 2 exemplos!!
  15. Quantos ATPs são necessários para síntese do palmitato e quantos elétrons provenientes de coenzima reduzida?
  16. A que é ligado o primeiro acilCoA na via de síntese de triacilgligerol?
  17. De onde provêm os carbonos para síntese do colesterol? Qual a parte comum às vias de síntese de colesterol e corpos cetônicos?