GD 1 :

pH e Tampões; Aminoácidos. Peptídeos e Proteínas

  1. Qual a concentração de íons hidrogênio nas seguintes soluções:
  1. plasma sanguíneo ( pH = 7,4 ); b) suco gástrico ( pH = 1,8)
  1. Qual o pH de uma solução de ácido acético 0,1 M ? ( pKa = 4,76 )

03) Qual é o pH de uma solução tampão formada pela mistura de 500 ml de uma solução 0,035 M de H3PO4 com 500 ml de uma solução 0,040 M de NaH2PO4 ? Obs.: o ácido fosfórico é um ácido triprótico ( pka1 = 2,1 ; pka2 = 7,2 e pka3 = 12,3 ).

  1. Dada a estrutura da Histidina ( ver no livro ) e os valores de pkas
  2. (pka1 = 1,8 ; pka2 = 6,0 e pka3 = 9,2 ), mostrar todas as formas iônicas deste aminoácido e calcular o seu ponto isoelétrico.

  3. O aminoácido Lisina possui um grupamento amino na cadeia lateral, cujo pka = 10,5 . Qual a fração destes grupos estarão protonados em uma solução de Lisina a pH = 9,5 ? E em pH = 11,0 ?
  4. A hidrólise parcial de uma proteína produz um certo número de polipeptídeos. Um deles foi purificado. Deduza a sequência de aminoácidos do polipeptídeo através das seguintes informações:
  1. A hidrólise ácida total produziu os aminoácidos: Ala + Arg + 2 Ser + Lys +
  2. Phe + Met + Trp + Pro .

  3. o tratamento com Fluorodinitrobenzeno (FDNB) seguido por hidrólise ácida total produziu DNB-Ala e e-DNB-Lys como únicos DNB-derivados.
  4. Tanto a carboxipeptidase A quanto a Carboxipeptidase B não liberaram o aminoácido C-terminal.
  5. O tratamento com Brometo de Cianogênio produziu dois peptídeos: um contendo Ser+Trp+Pro e o outro contendo os aminoácidos restantes ( incluindo a segunda Serina ).
  6. O tratamento com Quimotripsina produziu três peptídeos: um contendo Ser+Pro, outro contendo Met+Trp e o terceiro peptídeo contendo Phe+ Lys+Ser+Arg+Ala.
  7. O tratamento com Tripsina também produziu três peptídeos: um contendo Ala +Arg, outro contendo Lys+Ser e o terceiro contendo Phe + Trp + Met + Ser + Pro.