GD4 Flaviano

1- As diferenças fenotípicas que distinguem os vários tipos celulares em eucariotos superiores são devidas, principalmente, a diferenças na expressão de genes que codificam para proteínas, isto é, aqueles transcritos pela RNA polimerase II. Em princípio, a expressão destes genes pode ser regulada em algum de vários estágios.Quais são os principais pontos de controle?Para a maioria dos genes, qual é o principal ponto de controle da expressão e quais mudanças estão envolvidas?

2- Quais são as principais mudanças pós transcricionais?

3- O início da transcrição envolve várias interações proteínas-proteínas entre os fatores de transcrição ligados no promotor ou em um enhancer, assim como com a RNA polimerase. Estes fatores de transcrição podem ser divididos em várias classes. Quais são estas classes e quais as suas propriedades?

4- Ativadores são fatores transcricionais que reconhecem pequenos elementos consenso específicos. Estes ativadores determinam a frequência da transcrição. Assim como outras proteínas regulatórias, esses ativadores possuem dois tipos de habilidades. Quais são estas habilidades?

5- Para que serve e como funciona o sistema chamado "Ensaio do duplo híbrido"?

6- Um ativador pode trabalhar diretamente quando ele consiste de um domínio de ligação ao DNA ligado a um domínio de ativação da transcrição. Em outros casos, o ativador por si só não tem um domínio de ativação da transcrição. Qual a "estratégia" usada por este ativador para que o gene seja transcrito? Existe alguma diferença nos dois mecanismos? E qual a especificidade deste mecanismo?

7- Quais são os 2 modelos sugeridos para explicar o estímulo da transcrição pelo ativador?